Se você é como a maioria dos motociclistas, você acaba por evitar andar de moto na chuva. Mas às vezes a chuva pode aparecer inesperadamente (em uma longa viagem), e com um pouco de preparação e conhecimento, rodar na chuva pode ser razoavelmente seguro e até mesmo divertido.

1. Sinta-se confortável

Ficar seco é muito bom não só para manter-se confortável, mas também para evitar distrações. Investir em boas vestimentas impermeáveis é muitas vezes a diferença entre aturar um passeio na chuva e apreciá-lo. Complementar sua bagagem com roupas impermeáveis é uma boa maneira de sair preparado, mas certifique-se que o conjunto veste de forma confortável. Procure por conjuntos que fiquem pequenos ao dobrar (para evitar volume extra) e que sejam razoavelmente fáceis de vestir.

2. Mantenha a viseira limpa

Uma dica é virar a cabeça para a esquerda e para a direita enquanto viaja para que a a água escorra para as laterais, mantendo a visão mais limpa, ou então tentar limpar a água com nossas luvas. Se o seu capacete não possui uma boa circulação de ar, viseira embaçada será um problema recorrente ao pilotar na chuva. Uma dica para evitar ter a viseira embaçada é o uso do detergente na viseira, este vídeo aqui explica como fazer.

3. Seja Visto

Ter boa visão da estrada é muito bom, e ser visto na estrada é tão útil quanto. As cores brilhantes e as etiquetas reflexivas podem não fazer muito seu estilo mas certamente irão ajudá-lo a conseguir um destaque extra nos dias nublados. Certifique-se de todas as luzes estão funcionando e sinalize bem antes de reduzir a velocidade para que você não acabe com um desagradável empurrão pelas costas.

Além disso, ajuste sua posição na pista para criar a melhor linha de visão para você e sua moto, e fique de olho para pontos baixos na estrada, onde a água pode acumular, formando poças ou escondendo detritos.

4. Pilote de forma inteligente

Desacelerar para minimizar o risco de aquaplanagem é uma boa idéia, além de te dar mais tempo e espaço para responder a qualquer perigo iminente. Aumentar a distância do veículo à frente também é extremamente importante na chuva. Se rodar muito próximo da traseira de outros veículos já é pedir por problemas mesmo nas melhores condições, é uma completamente sandice quando está chovendo.

O ABS oferece uma grande vantagem de segurança nestas situações, mas é melhor rodar de forma inteligente para que você não precise travar o suficiente para disparar o ABS, em primeiro lugar. A tração é normalmente reduzida por causa da água, e ainda mais pelo acúmulo de sujeira na estrada. Uma chuva constante acabará lavando toda superfície, mas isso leva tempo. Portanto, seja extra cuidadoso no início de uma tempestade, especialmente se não chove há vários dias naquela região.

A maior parte da sujeira acumulada está localizada no meio da pista, portanto seja gentil ao frear ou acelerar sobre essa área. A pintura do pavimento e os remendos na pista também podem tornar-se armadilhas escorregadias e certeiras para uma queda durante a chuva.

5. Seja moderado

Pode haver uma quantidade surpreendente de aderência em estradas molhadas, mas é sempre importante ser comedido e reconhecer que a tração é realmente reduzida em comparação com a pilotagem em condições secas. Sendo assim, também é importante reduzir o ângulo de inclinação nas curvas. Inclinar a parte superior do corpo em direção ao interior da curva permite que a moto permanece numa posição mais vertical.

Todo cuidado é pouco ao sair com chuva, seja para a rodovia ou num rolê urbano. Pilote sempre atento e lembre-se que o bom senso pode prevenir muitos aborrecimentos.

Portanto aproveite a chuva! LET’S RIDE!

Via.

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