Nos congestionamentos das grandes cidades a moto é a melhor solução para economizar tempo com o deslocamento e também dinheiro. Esta solução é a escolha de muitos condutores, porém as motos trazem grandes preocupações, isto porque a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas tem sido maior a cada dia.

É fundamental que todo piloto de moto utilize os equipamentos de segurança corretamente e pratique a direção defensiva o tempo todo, para desta forma evitar acidentes ou qualquer tipo de dor de cabeça.

Separamos neste post 6 dicas de como andar de moto com segurança que devem ser seguidas por todos os condutores. Confira!

1. Utilize os equipamentos de segurança

O capacete é de uso obrigatório no Brasil, mas não se contente em utilizar somente ele. Dê preferência a roupas e jaquetas próprias para a condução de motos, estas vestimentas podem protegê-lo em caso de quedas ou acidentes. E use também um calçado de qualidade para pilotar a moto, isto evita que o pé escorregue e que se perca o controle da máquina.

2. Respeite os limites de velocidade

Uma das cenas mais comuns no trânsito são motoqueiros cortando os carros em altíssimas velocidades. Além de infringir as leis, a probabilidade de ocorrerem acidentes é muito maior. A direção defensiva, tão tratada em todas as autoescolas do país manda que todos os motoristas respeitem os demais e obviamente respeitem todas as sinalizações.

3. Mantenha uma distância de segurança

Deve-se sempre manter uma distância de segurança entre o carro ou ao moto da frente. Este espaço permite que manobras de emergência ou freadas bruscas possam ocorrer, mas sem que haja qualquer problema para você ou os demais condutores.

4. Deixe o farol sempre aceso

Nos últimos meses a mídia abordou bastante o fato do uso de farol nas entradas ser agora obrigatório mesmo durante o dia. No caso das motos é aconselhado que os faróis estejam ligados o tempo todo, mesmo nas cidades. Desta forma os motoristas dos outros veículos podem notá-lo com maior facilidade, mesmo que esteja passando por um ponto cego. O uso de faróis pode evitar alguns esbarrões no trânsito e até mesmo acidentes.

5. Use a buzina sempre que necessário

A buzina da moto deve ser utilizada para alertar os carros próximos que você está passando e também chamar a atenção dos descuidados que não olham no retrovisor. O uso da buzina pode evitar vários acidentes, portanto sempre esteja atento ao trânsito e pronto para utilizá-la.

6. Olhe sempre no retrovisor

Tenha o hábito de olhar no retrovisor todas as vezes que for realizar uma conversão. Este simples costume pode evitar fechadas, freadas bruscas dos outros veículos e até mesmo acidentes.

Dirigir defensivamente é preocupar-se não apenas com a sua moto, mas com todos os demais veículos e pedestres. São hábitos no trânsito que visam que os motoristas se respeitem, tornando os deslocamentos menos estressantes e cansativos.

Para andar de moto com segurança não basta somente dirigir com cuidado, mas também sempre utilizar os equipamentos de segurança e realizar todas as manutenções e revisões da moto.

Gostou das nossas dicas de direção defensiva para motos? Siga a Bandana nas redes sociais e fiquei por dentro de várias novidades para você e sua moto, além de conhecer as melhores camisetas para quem vive em duas rodas!

Gostaria de conhecer produtos exclusivos, que traduzem o amor pela liberdade e motos? Clique aqui!

Bandana ©Todos os direitos reservados.