Existem diversos modelos de motos que foram lançados há vários anos que acabaram marcando época, e que até hoje são admirados. Alguns fizeram tanto sucesso que deram origem a novos modelos ou versões ao longo do tempo.

As motos clássicas possuem design único, são modelos com milhares de fãs em todo o mundo e atraem olhares por onde passam. Separamos neste post 6 motos clássicas incríveis que você não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Yamaha Ténéré

Em 1979 o modelo XT500S da Yamaha levou o piloto Neveu ao título do maior rally do mundo, o Paris-Dakar. Quatro anos depois do troféu a marca japonesa lançou a Ténéré, derivada do modelo consagrado no deserto. A moto é uma das mais conhecidas da Yamaha, sendo produzida e vendida até os dias atuais. A linha é composta por três modelos: XTZ 250, XT 660Z e XT 1200Z.

2. Harley-Davidson Electra Glide

Desde o seu lançamento em 1965 até os dias atuais, esta moto atrai a atenção não somente dos apaixonados pelas máquinas de duas rodas, mas de todos aqueles que observam o modelo passando pelas ruas.

Harley-Davidson robusta é uma das motos mais confortáveis que existe, principalmente para o garupa que conta com literalmente uma poltrona. O seu design clássico é mantido inclusive nos modelos mais novos, mantendo a moto como uma das mais belas da história.

3. Honda Shadow

A Honda Shadow surgiu nos anos 1990 quando os apaixonados por modelos custom tinham acesso somente a Harley-Davidson. A Shadow foi responsável por dar início à popularização deste tipo de moto no Japão.

Equipada com um motor V-Twin similar ao das famosas motos norte-americanas, a Shadow deixou de ser comercializada no país há alguns anos, mas deixou um grande legado e número de fãs por sua confiabilidade, conforto e facilidade de condução.

4. Harley-Davidson Sportster

A Sportster é um dos maiores sucessos da Harley-Davidson em toda a sua existência. O modelo é simplesmente a moto mais vendida na história da marca norte-americana.

A fama da Sportster é tamanha que ela é a moto mais longeva da Harley, permanecendo em produção por mais de 60 anos — até hoje existem modelos da linha, vendidos com duas motorizações, 883 e 1200 cilindradas.

5. Yamaha V-Max

Lançada pela marca japonesa em 1985, a V-Max mantém o seu sucesso até os dias atuais. A moto possui um design único que lembra o visual dos famosos muscle cars americanos. Atualmente ela é equipada com um motor de 200 cavalos de potência e 17 kgfm de torque. A V-Max é a moto mais exclusiva da Yamaha à venda.

6. Kawasaki GPZ 900R

A moto produzida entre 1984 e 2003 foi um dos modelos mais desejados da década de 1980. A Kawasaki fez enorme sucesso nos cinemas ao ser pilotada pelo icônico personagem Maverick, vivido por Tom Cruise em Top Gun. A moto preta de design agressivo foi a primeira a utilizar o nome Ninja, utilizado até hoje pela Kawasaki.

7. Yamaha RD 350

A Yamaha RD 350 (acrônimo de Race Developed (desenvolvida para disputas), também conhecida no Brasil pela alcunha Viúva Negra) é uma série de motocicletas que foi produzida entre 1973 e 1993. No Brasil, sua produção começou em 1986 com o modelo RD350LC YPVS.

8. Honda CBX 750

A CBX 750F (também chamada de 7 Galo) é uma motocicleta esportiva, fabricada pela Honda e comercializada no Brasil entre 1986 e 1994. Esta motocicleta recebeu diversos codinomes ao longo de sua vida de fabricação, muitos dos quais originários de suas cores disponíveis.

O curioso apelido que é atribuído à motocicleta vem do jogo do Bicho. Nos EUA a motocicleta era chamada de Seven-Fifty (sete-cinquenta). Quando desembarcou no Brasil o número 7 permaneceu, e o número 50 foi substituído pelo Galo, que tem essa numeração no jogo.

Em sua produção foram usadas 12 cores que definiram vários codinomes, todos eles relacionados à linha Four. A partir de 1990, por não passar por alteração visual e por já contar com um codinome adotado pela fábrica, ficou conhecida somente como Indy.

  • 1986: Galo 86 (galo oito-meia), Galo Japonesa, Black (importação oficial) e Red (importação independente);
  • 1987: Hollywood;
  • 1988: Magia Negra e Rothmans (série especial);
  • 1989: Grená e Canadense (série especial);
  • 1990: Neón;
  • 199094: Indy
  • 19952001: Formula1

Já teve ou tem alguma destas relíquias? Conte pra nós! Agora que você conhece um pouco mais sobre algumas motos clássicas conhecidas em todo o mundo, veja 7 grandes filmes de moto que você não pode deixar de assistir!

Gostaria de conhecer produtos exclusivos, que traduzem o amor pela liberdade e motos? Clique aqui!
Bandana ©Todos os direitos reservados.