Uma das considerações a serem feitas na hora de comprar uma moto é a escolha entre motores refrigerados a ar ou motores de refrigeração líquida. Dependendo de onde e como você planeja pilotar, a refrigeração da moto pode desempenhar um papel importante na sua decisão de compra, e quanto você vai apreciar a sua máquina e o seu passeio.

Destacamos alguns pontos importantes sobre os dois tipos de motor:

• Motos refrigeradas a ar tendem a ser mais barulhentas
• Você verá mais motores refrigerados a ar em motos estradeiras (cruisers), geralmente estas motos rodam em velocidade constante e exigem menor rotação do motor;
• Motocicletas esportivas geralmente vêm equipadas com refrigeração líquida (maior RPM);
• Motores a ar são mais simples, representando menos componentes que poderiam quebrar, precisar serem substituídos, ou precisar de manutenção;
• Refrigeração líquida muitas vezes representa componentes frágeis, de manutenção ou reposição mais cara;
• Motos refrigeradas a ar tendem a ser mais baratas;
• Refrigeração líquida é melhor para a durabilidade a longo prazo.

O que você vai querer depende inteiramente do seu passeio. Para uma esportiva ou outra moto de alta rotação, certifique-se de que você está recebendo algo com refrigeração líquida se quiser ter menos dor de cabeça. Numa scooter ou cruiser, você pode tranquilamente optar pela refrigeração a ar.

Muitas pessoas dizem que as Sportsters (Harley-Davidson) não superaquecem, mas mesmo se isto acontecer, sempre há o que fazer; tal como a mudança para um óleo sintético ou a instalação de defletores.

Não se trata de certo ou errado, bom ou ruim, trata-se de saber quais são as diferenças.

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