Viajar de moto é uma experiência única. Para as mulheres, uma boa dose de estrada e vento no rosto podem trazer uma incrível sensação de liberdade e muito empoderamento!

Para fazer uma viagem tranquila, sozinha ou acompanhada, é essencial se planejar bem e tomar algumas precauções, especialmente com a segurança. Além disso, saber como compactar a bagagem e não descuidar da pele e cabelos também é essencial! Para quem quer cair na estrada, mas está faltando um pouquinho de coragem, ai vão algumas dicas!

Escolha a moto ideal

Embora não existam motos planejadas exclusivamente para mulheres, você pode considerar um modelo que seja ideal para o tipo de viagem que você deseja fazer.

Procure também escolher uma moto que se adapte ao seu tipo físico e a sua maneira de pilotar. Lembre-se que de nada adianta ter uma custom lindíssima, se ela te dá dores nas costas ou nos braços.

Planeje sua rota

Planejamento é o segredo de toda boa viagem! Quem ter um bom roteiro não perde tempo com mapas, GPS e nem paradas em postos para pedir informações. Por isso, escolha a data da sua viagem e já separe os lugares por onde quer passar, reserve a hospedagem e pesquise o melhor trajeto antes de pegar a estrada.

Tá insegura? Procure sua turma!

Cada dia existem mais mulheres viajando de moto, por isso vale a pena encontrar seu clube da Luluzinha ou juntar as amigas e seguir. Certamente um grupo vai te trazer muita inspiração, coragem e também risadas!

Outros detalhes de segurança que fazem a diferença: nunca pilote durante a noite e avise sempre alguém da sua confiança para onde você está indo, deixando sempre os telefones de contato.

Antes de cair na estrada

Antes de cair na estrada, o ideal é sempre fazer uma revisão básica, checando pneus, óleo e freio. Verifique também o equipamento de segurança, tais como piscas e luzes.

Se a viagem for longa, vale a pena considerar uma “vacina de pneu” (líquido anti furos).

Leve com você um bom kit de ferramentas e uma pequena lanterna para eventuais problemas. Não se esqueça também dos seus documentos e os da moto, dinheiro para os pedágios, mapas atualizados e kit de primeiros socorros, além dos telefones de emergência das estradas.

Água para hidratar e uma barrinha de cereais ou um chocolatinho para dar aquela energia sempre vão bem!

Caso você não esteja muito familiarizada com sua moto, considere também levar o manual dela.

Bagageiros

Sim, é difícil maneirar na quantidade de roupas e sapatos, especialmente se você é do tipo mais fashion. Porém viajar leve é essencial, até para ter um melhor desempenho na estrada e gastar menos combustível.

Como você já deve ter percebido o bagageiro é pequeno. Por isso, leve somente o necessário e priorize o vestuário para pilotar que inclui jaqueta com proteção, calça com proteção, botas apropriadas, luvas, capa de chuva, balaclava e óculos.

Para aproveitar bem o espaço, sem perder a vaidade, você pode reduzir todos os seus itens de favoritos como shampoos, cremes e perfume em pequenos frascos. Leve também muitos lenços, brincos e acessórios que são pequenos de guardar e podem mudar o look completamente, até mesmo considerando um jeans e uma bela camiseta.

Na hora de arrumar, procure fazer pequenos rolinhos com as peças para ter mais espaço e priorize as bolsas internas para roupas íntimas.

Para não ter que ficar arrumando e desarrumando o bagageiro todo tempo, procure deixar em cima o que você mais usa.

Sol, cabelos e corpo

O sol e o capacete costumam abafar os cabelos e detonar com os fios. Para protege-los, você pode usar um bom lenço como proteção. Para evitar que os cabelos embaracem com o vento, o ideal é pilotar com a cabeleira presa. Um bom rabo de cavalo ou uma trança podem combinar super com o visual.

Ah! E não esqueça o protetor solar e o protetor de lábios, pois o vento costuma rachá-los.

Pronto, com essas dicas você já tem mais motivos para cair na estrada e aproveitar! Que mulher que não merece a liberdade, não é mesmo?

Gostou dessas dicas? Tem vontade de se unir a mais mulheres viajando de moto? Deixe seus comentários abaixo!

13

13 thoughts on “Elas na estrada: dicas para mulheres que viajam de moto

  1. Vanessa 7 anos ago

    Muito boa as dicas… Me ajudou muito obrigada ?

    1. nader 7 anos ago

      Que bom que gostou, Vanessa!
      Fico muito feliz por sua resposta.
      Tem mais algum assunto que você acha interessante publicar no blog?

      1. Vanessa Corrêa 7 anos ago

        Olá. Sou motociclista, amo o q faço. Faça mais postagens com esse tema só para mulheres.
        Incluiria nesse kit ferramenta aí, peças da moto como relação, entre outras. Já passei por viagens mto distante q não achei essas peças e nem quem trocasse. Então, vale a pena um cursinho de mecânica. Kkk
        Amei as dicas. Muito boas.

        1. nader 7 anos ago

          Obrigado pelo comentário, Vanessa!
          É notável o aumento no número de mulheres que estão pegando a estrada de moto e isso é muito massa!
          Cada vez mais vamos incluir dicas para mulheres aqui e o feedback de vocês é importantíssimo pra isso.
          Mais uma vez, valeu!

      2. Ana Regina 7 anos ago

        Legal as dicas, sempre inclua no bagageiro sacos de lixos, para proteger o excesso no caso de compras na viagem e extensores para poder prender bem estes excessos?✌️

        1. nader 7 anos ago

          Obrigado pelo feedback, Ana!
          Vamos elaborar mais posts voltados ao público feminino.
          Continuem participando!

  2. Cristiane 7 anos ago

    Perfeito as dicas, já diz viagens longas e alguns detalhes da reportagem fariam diferença na época.

  3. adriana lorenzen 7 anos ago

    Não falaram sobre o kit chuva. Além da roupa de chuva, tenho sempre na bagagem e acessível roupa extra: camiseta blusa quentinha, calcinha e meias secas – para o caso de chover e não ser possível parar para vestir a roupa de chuva.

    1. nader 7 anos ago

      Anotado, Adriana!
      Fique à vontade para nos dar dicas sobre o que postar para vocês.
      Valeu!

  4. Ademar Souza 6 anos ago

    No trecho que cita “cabelos embaraçados pelo vento”, o autor desconsiderou que a mulher deverá estar usando capacete…

    1. nader 6 anos ago

      Ademar, em muitos casos, o cabelo comprido fica para fora do capacete. Nem todas mulheres o colocam todo dentro do capacete. Mas obrigado por prestar atenção. 🙂

  5. Renata 6 anos ago

    Meu sonho! Mas ainda nem tenho a habilitação para moto. Quem dera ter a moto rs .Quem sabe um dia…grata pelas dicas.
    Já vem alimentando e me deixa animada a nao desistia. ; )
    Inspirador.

    1. nader 6 anos ago

      Renata, bota no papel o teu objetivo e corre atrás! Rodar de moto é recompensador, realize teu sonho. Não se importe com marca e modelo, no começo, o importante é o vento na cara. 🙂