Esta pergunta sempre vem à mente de motociclistas ao redor do mundo quando se deparam com as 4 tradicionais famílias de modelos da Harley-Davidson e lhes falta conhecimento para diferenciar qual modelo se encaixa melhor com seu perfil. Para facilitar esta escolha, façamos um comparativo entre as famílias de motos e estilos de carros já conhecidos pela maioria.

As quatro famílias distintas de Harley-Davidson podem ser classificados como Miatas (Sportster), Corvettes (Dyna), Cadillacs (Softail), ou SUVs (Touring).

A primeira vez que ouvi essa comparação foi de um gerente de vendas durante um verão que trabalhei como vendedor em uma concessionária Harley-Davidson. Se você fosse um dos meus clientes, você provavelmente já teria ouvido este discurso. Nada fazia mais sentido para descobrir qual moto se encaixaria melhor no estilo e personalidade de meus clientes. Por favor, lembre-se que estas são descrições gerais de cada moto, suas performances e como elas se encaixam com pilotos diferentes.

“Alguém já fez longas viagens em uma Sportster? Sim.
Esta é a moto ideal para esta finalidade? Não, não é.”

Sportster-Family-1024x545

O Miata – A família Sportster

É divertida e moderna. A Sportster é a moto que você roda por um par de horas para se divertir com seus amigos. Você pode usá-la para ir ao trabalho diariamente e para passeios curtos. Você pode até mesmo tê-la como uma segunda moto em sua garagem como uma alternativa.

Esta é uma moto divertida para qualquer pessoa, indicada também para mulheres, e eu sou um grande fã da linha desportiva. Dê uma olhada na Harley-Davidson Sportster 48. Ele tem estilo bobber com pneus grandes e largos: justamente como as motos costumavam ser. Uma máquina poderosa e sexy. É um incrível modelo de entrada no mundo Harley-Davidson, e facilmente personalizável.

De fábrica esta não é a moto que você usaria para rodar todo o país ou se sentiria confortável viajando com passageiro. Mas se você está apenas começando, se você é um guerreiro dos finais de semana com nenhuma intenção de ter um passageiro, ou se você apenas quer dar uns rolês e se divertir com menos dinheiro, esta é a sua moto.

harley-davidson-low-rider-s-packs-dyna-character-and-screamin-eagle-grunt-104106_1

O Corvette – A família Dyna

Estas são as últimas motos remanescentes com quadro hardtail de fábrica. Alguns exemplos são as Lowriders, Superglides, Street Bobs, etc.

Estas motos são despojadas, más, e prontas para rodar. Elas oferecem a melhor pilotagem e desempenho em toda linha Harley-Davidson. Elas também são as mais versáteis. Elas são boas tanto para acelerar quanto enfrentar longos trajetos.

Isto é o que a Harley-Davidson é realmente destinada a ser. De longe é a moto mais personalizável da linha. Rode o dia todo com seus amigos ou seja o lobo solitário da estrada. Estas motos irão te levar rapidamente a qualquer e todo lugar, sozinho ou com um passageiro. Eles têm uma ótima relação de potência e peso, pilotam com facilidade e respondem muito bem aos comandos.

“Posso levar a Dyna para uma viagem de 1.000km?
Sim, mas prepare a coluna.”

Harley-Davidson-Softail-1024x545

O Caddilac – A família Softail

A linha Softail inclui a Heritage, FatBoy, Breakout, Deluxe, etc. Estas Harleys oferecem um passeio muito luxuoso e confortável. São geralmente muito belas, cheias de cromados e acessórios.

Softails vêm com uma suspensão interna de longo curso. Isso faz a moto rodar de forma macia. Elas também têm melhor desempenho onde as Harley-Davidsons são notoriamente falhas. Elas são muito boas de curva (geralmente, um ponto fraco em outras Harleys).

Esta não é uma moto para altas velocidades. Se você curte um passeio relaxante, então você está no caminho certo. Tire o final de semana com esta moto e rode através de estradas vicinais ou belas rodovias para perceber como o passeio é incrivelmente suave. A Softail vai lidar com você e um passageiro com facilidade. Se você gosta de luxo, ou dirige um sedan confortável, esta é a moto para você.

Harley-Davidson-Touring-1024x545

O SUV – A Família Touring

Vai atravessar o país? Arrume as malas nestas confortáveis SUVs e siga para a estrada. Não importa onde você está indo, essas motos podem levá-lo. Carregadas com alforjes, carenagens, vários mostradores, rádio, bluetooth, piloto automático e até mesmo GPS! Estas são provavelmente as mais facilmente identificáveis Harley-Davidsons. As Street Glides e Electra Glides têm a distinta carenagem com formato de “Asa de Morcego”.

2016-Harley-Davidson-Touring-Road-Glide-Ultra1

Road Glide

As Road Glides (não estão à venda no Brasil) têm carenagem frontal com faróis duplos de formato que lembra uma boca de tubarão. A Road Glide é de longe a moto mais legal de rodar na família Touring. Talvez um pouco seja devido ao desenho da carenagem, mas é o padrão de excelência em motos Touring Harley-Davidson, na opinião deste que vos escreve.

Quer rodar noites inteiras em sua moto e fazer mais de 1.000 quilômetros no final de semana? Fique à vontade.

O lado negativo destas motos é o seu peso. Com mais de 350Kg, o que seria uma simples manobra em sua garagem, pode se tornar uma grande dor de cabeça. Se deixá-la cair, vai ser quase impossível levantá-la sozinho.

Organize os alforjes, olhe para todos os mostradores que você provavelmente nem precise e pegue a estrada por duas semanas. Esta é a moto mais confortável que poderá ter.

16-hd-v-rod-billboard

V-Rod Muscle

Porsches e Prius – V-Rods e Streets

Os dois tipos mais recentes de Harley-Davidsons são a V-Rod (Porche, literalmente, que ajudou a projetar o motor) e as novas Street – não estão à venda no Brasil – de baixa cilindrada (Prius). Essas motocicletas são consideradas especialidades e não se tornaram relevantes o suficiente ainda. No entanto, seus nichos de amantes e pilotos são apaixonados por elas.

harley-davidson-street-750-2_625x300_81396247879

Street 750

Gostaria de conhecer produtos exclusivos, que traduzem o amor pela liberdade e motos? Clique aqui!
Via

Texto de Andrew Boisvert (Siga-o no Twitter @drewbovy)