As cervejas artesanais chegaram para ficar, trazendo sabores e aromas mais aprimorados para um churrasco de respeito. Diante de tantas opções, fica difícil escolher qual combina com o quê, não é mesmo? Porém, se você tinha medo de apostar em uma boa breja para servir com aquela carne perfeita, seus problemas acabaram! Separamos um guia pequeno, porém honesto, para você aprender o básico de como fazer churrasco e cerveja harmonizarem como um mestre! Depois da estrada, o que pode ser melhor?

Cervejas: famílias, tipos e sabores

Para quem não conhece, os tipos de cerveja são divididos em duas famílias principais: Lager e Ale. Cada família é determinada de acordo com a forma de fermentação e o processo de fabricação.

Família Lager

As cervejas Lager são aquelas de baixa fermentação. Em geral, são mais leves e claras e contam com um sabor mais refrescante. No entanto, é possível encontrar cervejas Lager com cores e aromas mais complexos, além de corpo mais robusto. Alguns dos tipos de cervejas que entram para essa família são:

Pilsens

As Pilsens são as queridinhas do mercado nacional, por serem mais leves e refrescantes. Essas cervejas possuem coloração dourada e contam com um leve amargor.

Schwarzbier

As Schwarzbier são cervejas escuras de corpo médio e sabor mais seco. Produzidas a partir de maltes torrados, elas possuem sabores que lembram de cacau, café e chocolate.

Bock

As Bock, por sua vez, são as cervejas avermelhadas, que podem ser claras ou escuras. Também possuem corpo médio, porém o teor alcóolico costuma ser maior dentre as demais cervejas da família Lager. Também apresentam aromas maltados com presença.

Família Ale

São cervejas de alta fermentação, com corpo mais robusto e paladares mais intensos e frutados, embora contem com uma grande variação de gostos e sabores. Alguns dos tipos que entram para a família das Ale são:

Weissbier

Feitas a base de trigo, as mais famosas são as alemãs. Em geral, não são filtradas e por isso são bastante encorpadas. O teor alcóolico também é dos mais altos.

Stout

São um tipo de cerveja comum no Reino Unido e Irlanda. Se você já bebeu uma Guinness, sabe do que estamos falando! Geralmente são escuras e podem ter alto ou baixo corpo. No sabor, são marcantes pelas notas de torrefação.

Dubbel

Possuem coloração amarronzada, com aromas frutados. Podem ter médio corpo e são típicas da Bélgica.

Sabor em harmonia

Agora que você conhece as famílias e os tipos de cerveja, aprenda como fazer churrasco com as combinações perfeitas!

As carnes de aves harmonizam bem como sabores mais leves e refrescantes. Por isso, as cervejas de baixa fermentação douradas vão super bem com aquele frango crocante. Uma Pilsen geladíssima acompanhada de asinhas de frango, por exemplo, são uma ótima sugestão!

Carnes vermelhas por sua vez, harmonizam bem com as cervejas avermelhadas e escuras. Caso o teor de gordura seja alto, vale investir nos tipos mais encorpados. Sabores com notas de torrefação são excelentes para combinar com elas. Uma Schwarzbier e aquela picanha suculenta fazem o par perfeito!

E, para os amantes da carne de porco, pode investir em sem medo em uma cerveja de maior corpo e presença, com teores alcoólicos mais acentuados. As do tipo Stout e Dubbel formam uma combinação quase perfeita!

Independentemente das regras, vale investir nos sabores que mais agradam o seu paladar, sem medo de ser feliz. Só não vale deixar de experimentar!

Você adora um churrasco com cerveja? Deixe nos comentários sua a combinação favorita! E, para harmonizar seu churrasco com cerveja e uma boa música, confira a nossa seleção dos melhores álbuns de rock aqui!

0