Podemos ser sinceros? Viajar de moto no calor não é tarefa fácil. Com as altas temperaturas, até desanima colocar calça, jaqueta, luvas e capacete. Porém, como não dá para abrir mão do vestuário de segurança, o jeito é seguir algumas dicas para refrescar e curtir a estrada! Confira algumas delas!

Roupas adequadas

Nenhum motociclista está livre de acidentes. Por isso, andar com as roupas de proteção é fundamental, mesmo com um calor de rachar coco. Porém, como todos sabemos, essas costumam ser roupas pesadas para viajar. Assim, o ideal é investir no vestuário correto, conforme a estação.

Para viajar de moto no calor, existem jaquetas, calças e luvas especiais para as altas temperaturas, com ventilação especial, além das tradicionais proteções. Essas peças com aberturas específicas ajudam a evaporar o suor e evitam que a roupa se transforme em uma estufa.  Uma camiseta leve de algodão por baixo, também vai ajudar que a temperatura do seu corpo não fique muito abaixo da temperatura externa, o que aumenta a sensação de calor.

Suor

Quem anda no trânsito pesado, sabe que o suor rola mesmo. Por isso, para evitar os odores e o desconforto, o ideal é investir em um bom desodorante, de preferência algum que seja recomendado para práticas esportivas. Um lenço umedecido também pode ajudar.

Leve também uma camiseta extra para trocar quando checar ao seu destino. Isso vai ajudar a manter o odor e também o conforto na medida.

Pescoço frio, cuca fresca

Você sabia que proteger o pescoço pode ajudar a amenizar os desconfortos da temperatura? No frio, o ideal é se proteger com um cachecol e, no verão, vale a pena colocar uma bandana molhada para refrescar.

Outra dica é escolher o capacete adequado, para não ter uma estufa na cabeça. Os modelos abertos, que não possuem qualquer ventilação no casco são mais quentes do que os fechados com ventilação. Por isso, vale a pena considerar o mais fresco para os dias quentes.

Hidratação

É importante se hidratar durante viagens e passeios de moto, especialmente quando os dias estão mais quentes. Beba muita água e faça paradas estratégicas. A cervejinha, guarde apenas para o final do destino. Pilotar depois de algumas brejas pode significar perda de reflexos importantes e também desidratação.

Por fim, fique atento aos sintomas de exaustão. Dirigir, especialmente no trânsito pesado, é um grande exercício físico e com as altas temperaturas o corpo pode ficar desidratado e fraco. Por isso, se sentir enjoo, tontura, câimbra ou muito cansaço é hora de parar. Procure descansar até se sentir melhor. Comer algo, como um chocolate ou mesmo uma banana também pode ajudar na sua recuperação.

Não abra mão dos equipamentos de segurança, nem de uma bela camiseta para refrescar!

Usando os equipamentos certos e seguindo essas dicas dá para manter a temperatura sob controle, sem deixar de aproveitar o passeio.

Gostou dessas dicas? Quais são as suas para quem viaja no calor? E como chuva e calor andam juntas, não deixe de conferir algumas dicas para pilotar na chuva aqui.

0