Você sabia que a marca Harley-Davidson foi originada em 1903, em um barracão situado nos fundos da casa de dois irmãos? A ideia inicial era construir um pequeno modelo de moto destinado a competições. Hoje em dia, com mais de 100 anos de mercado e tendo se tornado ícone da cultura norte-americana, a marca é conhecida por todos os amantes de duas rodas. Seu objetivo é criar motos incríveis e de alta performance, alimentando a paixão por luxo e aventuras de seus consumidores motociclistas.

No post de hoje, listamos as 4 mais clássicas e icônicas motos Harley-Davidson. A tarefa é difícil, afinal, são muitos modelos extraordinários. Confira a nossa seleção abaixo!

1. Fat Boy

Em 1989, a Harley-Davidson foi a líder em fabricação de motos cilindradas nos EUA. Aproveitando o embalo, em 1990, foi lançado um dos seus mais icônicos modelos: a Fat Boy.

A Fat Boy faz parte da família Softail, e assim como os outros modelos da linha, possui os amortecedores escondidos sob o para-lamas. Outra característica dessa moto é possuir rodas fundidas e o maior pneu da época de seu lançamento, o que deu um visual imponente e robusto.

O modelo é um dos preferidos pelo seu conforto, afinal, possui grandes plataformas para os pés e um banco baixo. Em 1991, a Fat Boy foi estrela do filme “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final” ao ser pilotada por Arnold Schwarzenegger. Atualmente, o modelo pode ser comprado por cerca de 70 mil reais.

2. Electra Glide

A Electra Glide é um modelo da família Touring de motos da Harley-Davidson, assim como Road King e a Road Glide. A família começou em 1960, mas seu lançamento aconteceu em 1965, quando a Harley adicionou um acionador de partida elétrico. Esse item foi essencial para melhorar a funcionalidade da máquina, visto que seu motor era pesado, o que dificultava o pontapé inicial.

Esse modelo possuía diversos diferenciais para os consumidores, como silenciador duplo, alforjes de fibra de vidro e marcha de mão/embreagem de pé. Os itens eram colocados como opcionais ou inclusos em um pacote chamado King of the Highway.

A família ficou conhecida por estrelar filmes norte-americanos, se tornando a clássica moto policial. Normalmente na cor branca, as lindíssimas Electra Glide dos policiais faziam os fãs da Harley suspirar. Atualmente, os modelos novos podem ser adquiridos a partir de 70 mil reais.

3. Cross Bones

A Cross Bones é uma moto que vai te fazer voltar ao passado, lá para os anos 40 e 50, nos anos pós-guerra. Esse sentimento é tão forte que foram criados cinco modelos de moto a partir da Cross Bones para o filme “Capitão América: The First Avenger”, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial.

As máquinas possuem um banco único, no melhor estilo “bobber styling”. Sua suspensão dianteira é de modelo springer com molas bem aparentes e um jogo de braços articulados. O modelo antigo possui o quadro rígido, ou “rabo duro”. É interessante ressaltar que essa característica é tão icônica que a sua releitura possui amortecedores, mas eles estão escondidos horizontalmente para plagiar a linha “vintage”.

4. FXR

Se você é fã de motos, com certeza já ouviu falar sobre a icônica moto que estrela o filme “Harley-Davidson and the Marlboro Man”, também conhecido como “Caçada sem trégua”. O personagem principal é interpretado por Mickey Rourke, que assalta o carro blindado de um banco para salvar o bar de bikers de um amigo que ia perdê-lo para a construção de um grande complexo.

A moto do personagem Harley é uma FXR 1989 que possui os amortecedores removidos e um garfo alongado. Seu tanque veio de um modelo Softail, enquanto o para-lamas e o banco são Don Crager tipo encurtados. O motor é do tipo Evolution e está inscrito na lateral em letras pretas. Alguns amantes do filme acreditam que poderia ser de 80ci, outros de 98ci.

Gostou de saber um pouco mais sobre os modelos icônicos das motos Harley-Davidson? Então, compartilhe este post com seus amigos!